Mensagem 1

As respostas A MESMA pendência encaminhada pela CEUA UFF terá somente mais duas oportunidades. Isto é, o coordenador terá três oportunidades resposta a mesma pendência. Se acaso, na terceira vez que responde, continua não atendendo a todas as solicitações da comissão, o projeto será reprovado. Sempre atualizando o cronograma no projeto e FormCONCEA.

Mensagem 2

1- O projeto deverá ser submetido 90 dias antes do previsto para inicio do mesmo. Prazo este, válido para os demais encaminhamentos através da plataforma CEUA UFF.

2- As dúvidas devem ser encaminhadas através da aba CONTATO localizada na página inicial do site da CEUA ou e-mail ceua.proppi@id.uff.br

3- O preenchimento do formulário CONCEA deve ser realizado pelo pesquisador responsável com vínculo com a UFF.

4- Os documentos referentes ao projeto devem ser arquivados com o pesquisador responsável para apresentação caso sejam solicitados pela CEUA/UFF/CONCEA.

5- Somente serão liberados os certificados dos projetos aprovados, desenvolvidos, em biotérios experimentais da UFF em conformidade com a RN15 do CONCEA.

6- As informações contidas no Formulário CONCEA deverão ser as mesmas do projeto, conformidade dos documentos.

7 - Pesquisador, SEMPRE atualize o cronograma quando os projetos voltarem com as pendências.


Mensagem 3

O preenchimento do formulário deve ser realizado pelo professor pesquisador responsável.

Mensagem 4

Todas as dúvidas devem ser encaminhadas através da aba CONTATO localizada na página inicial do site da CEUA, não serão respondidos os e-mails encaminhados diretamente para os endereços eletrônicos de membros da CEUA.
 
REUNIÕES 2025
 
MES DIA(s)
Limite submissão:
 
Janeiro 09
Fevereiro 13
Março 13
Abril 10
Maio 08
Junho 12
Julho 10
Agosto 14
Setembro 11
Outubro 09
Novembro 13
Dezembro 11
ATENÇÃO:

*Formulário (envolvendo animais) - Acesso para acompanhamento de projetos em geral;*

*Formulário (simplificado) - Acesso apenas para acompanhamento de projeto com fetos, embriões e formas larvais.*


O uso de animais em para fins didáticos-científicos vêm ao longo dos tempos contribuíndo para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no uso e manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que são seres sencientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais de laboratório são seres vivos que possuem características biológicas como outros animais, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à cada espécie, conhecimentos estes adquiridos através da Ciência dos Animais de Laboratório. São considerados seu bem-estar, biologia, necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários.

O seguimento de princípios éticos e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso destes biomodelos.

Os projetos de pesquisa e ensino que os utilizam, devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais. A CEUA visa a qualificação dos projetos, a inapropriação ou abusividade com relação a utilização dos animais. Deste modo de acordo com a lei nacional 11.794/2008 e as normativas do CONCEA.